O Quinto Pelotão da PM em Una se fez representar pelo Sargento PM Renê Sampaio Medeiros, que ministrou palestra com ênfase em teorias básicas de Policiamento Ostensivo Geral e direito constitucional, penal e de processo penal. O Policial Militar instrui os Guardas Civis com base na Constituição Estadual e levou ao conhecimento dos agentes teorias a respeito da legalidade e técnica da abordagem pessoal e edificações.
Medeiros também mostrou na pratica as formas de abordagem e o posicionamento e composição dos guardas no interior da viatura. A preservação da área de crime e a relação interpessoal também não foram temas abordados pelo Sargento. Os guardas tomaram conhecimento a respeito da dignidade, da condução e do uso de algemas em relação aos criminosos. A sumula vinculante n.º 11 do STF disciplina o uso dos grilhões.
O Chefe da Guarda, Hermenegídio Santos de Souza, agradeceu o apoio do graduado que se comprometeu que em outra oportunidade fará aulas praticas com os guardas, sugerindo, ainda, que as guardas dos diversos municípios se unam em busca de apoio político a fim de garantir-lhe o porte de arma de fogo, através da Lei. Na atualidade, apenas os guardas das cidades acima de 50.000 tem assegurado o direito de portar arma. Isso fere o princípio da isonomia, afirmou o Sargento.
Confiram abaixo alguns dos slides da palestra do Sargento Renê. E quem estiver interessado em ter todo o conteúdo e ler aqui está o link para o Download
Agradecimentos: Nós membros da Guarda Civil Municipal de Una gostariámos
agradecer ao comandante do Quinto Pelotão de Una, o 1° Sargento Renê Sampaio Medeiros pelo apoio moral que tem dado a nossa corporação. Parabéns sargento continue sempre assim.
Não podemos deixar de esquecer também, o apoio do 1° Tenente João Carlos Silva Barbosa. É um grande prazer para a Guarda Civil Municipal de Una ter vocês dois nos apoiando, assim como toda a corporação da PM de Una.
A GMU está de parabéns, está mostrando para a comunidade de Una, que tem buscado o preparo teorico, para melhor servir. O 1ºSGT Medeiros, é um policial capacitado e um estudante da norma juridica, muito cuidadoso. Tive a honra em conhecê-lo, antes dele ainda ser um acadêmico do direito, mas já se percebia, suas atitudes e ações baseado na legalidade! A GMU, só tem a ganhar com a presença deste arcabouço da etica e dos bons costumes, dentro da policia militar baiana, como na sociedade. Parabéns Sargento, és admirado por aqueles que o cercam! Sucesso!
ResponderExcluir